12 de fevereiro de 2010

O Esquenta-Esfria do Planeta












O diretor de arte Fábio Bosquê enviou o desenvolvimento deste infográfico publicado no Almanaque Abril 2010, da Editora Abril.

************************

Este info foi concebido para abrir o capítulo de meio ambiente do Almanaque Abril 2010. Queríamos falar sobre a variação da temperatura média do planeta e sua relação com o nível de CO2 na atmosfera e mostrar os ciclos de eras glaciais (frios) e interglaciais (quentes) em uma linha do tempo de 400 mil anos.

Inicialmente estes gráficos foram montados separados, mas a sobreposição deles e sua convergência eram justamente o que queríamos mostrar. Claro tínhamos um problema de escalas para resolver, mas sem esta sobreposição a idéia perdia força.

Também queríamos mostrar como seria a cobertura de gelo da Terra no ápice destes dois períodos para dar uma idéia mais clara para o leitor do que estávamos falando.

A medida que a apuração avançou vimos que o nível de CO2, sozinho, não explica o fenômeno de esquenta e esfria do planeta, e pior, não há um consenso entre os cientistas sobre quais fatores influenciam , mas uma hipótese bastante considerada está relaciona à órbita da Terra e ao eixo de rotação. Isso não poderia ficar de fora e tivemos de incorporar estes dados de forma bastante resumida, pois, por si só isso renderia um infográfico próprio.

Assim o info foi tomando sua forma, que ainda contou com ajustes de acabamento tanto de arte quanto do texto.

Equipe:
Infográfia: Mario Kanno
Design e edição de arte: Fábio Bosquê
Reportagem: Mariana Ferreira
Edição: Paulo Zocchi

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial